As primeiras perguntas que passam pela nossa cabeça quando pensamos em anunciar na internet são: Vale a pena? Por onde eu começo? Nesse post você vai descobrir se vale a pena. Vai entender também quais são as diferentes formas de anunciar na internet e qual estratégia de anúncios se adequa melhor aos seus objetivos e recursos.

Uma das maiores vantagens desse formato de publicidade é que a internet permite várias formas de anunciar, criar estratégias versáteis e com objetivos e propostas diferentes. Dessa forma, é possível atingir qualquer tipo de público que você queira alcançar. Confira abaixo 9 formas diferentes de anunciar na internet!

1 – SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é uma forma de usar a publicidade na internet ligada às pesquisas no Google. Essa estratégia consiste em escrever conteúdo usando palavras chave no texto. Elas vão facilitar os motores de busca a encontrar seu site e sua empresa!

Mas, ao contrário do que muitos pensam, o SEO vai muito além de repetir palavras chaves e colocar tags nos posts e anúncios! Cada vez mais o Google tem se preocupado em mostrar em seu topo conteúdos relevantes. Ou seja, conteúdos que vão trazer informações importantes e úteis para quem pesquisa.

O SEO parte do princípio que você atinja os seus consumidores não apenas mostrando o seu produto e pressionando à compra, mas com conteúdo e informações que transmitam credibilidade. Consequentemente, isso gera confiança e um mostra um diferencial ao seu público. Esta estratégia é essencial para anunciar no Google, criar conteúdo para sites, blogs. Além disso, o SEO também se aplica às imagens que são utilizadas nas postagens. Ou seja, o Google avalia inclusive se a imagem do seu post ou anuncio é relevante!

2 – Redes Sociais

É evidente a proporção que as redes sociais estão tomando na vida dos consumidores. Pensando nisso, cada vez mais ferramentas estão sendo inseridas nestas plataformas digitais para facilitar ainda mais essa forma de anunciar na internet.

Anunciar nas redes sociais é um tiro certo para alinhar os seus objetivos com o seu público alvo. Seja para vender seus produtos online, tornar sua empresa mais conhecida ou facilitar a comunicação com os clientes. As redes sociais com certeza vão ser uma carta na manga para sua empresa ganhar visibilidade e reconhecimento de marca! Elas são uma ótima ferramenta para interagir com seus consumidores, acompanhar o que eles estão achando do seu trabalho. Além disso, e talvez o mais importante, elas vão possibilitar oportunidades para ampliar e melhorar seus produtos e serviços!

Os anúncios em redes sociais permitem que você segmente o seu público de acordo com região, interesses, gênero, idade e muito mais! Qual o benefício disso? Você investe exatamente em quem pode já estar interessado no seu produto!

Cada rede social pode ser usada para anunciar um certo tipo de produto, cada uma adequada para um certo tipo de seguimento. O importante é descobrir qual rede social é a mais ideal para o seu caso! Além disso, a visibilidade que as redes sociais proporcionam é fundamental para marcar presença nesse mundo digital que só tende a se expandir!

Fica a dica: se você ainda não tem redes sociais, está na hora de começar! Pois, com certeza, o seu concorrente muito provavelmente tem, e se não tiver, você já estará um passo à frente!

 

3 – Banners

Uma das primeiras e mais populares formas de anunciar na internet, os banners são anúncios estrategicamente posicionados em alguma página ou site à sua escolha, que tenha relação com seu público.

Eles buscam atrair a atenção com imagens e textos chamativos, como ofertas e novidades, por exemplo. Quando o usuário clica no anúncio do banner, ela é direcionada por um link para alguma página de destino que você escolher. Assim, você pode direcionar o usuário diretamente para o site da sua loja ou sua rede social.

Apesar de às vezes os usuários não prestarem muita atenção ao banner, por estarem focados no conteúdo da página, ainda é uma forma muito eficiente de chamar a atenção. Também é uma ótima estratégia para anunciar em páginas que você já sabe que vai encontrar seu público alvo.

Os anúncios em banners também são uma ótima opção se associados a outros tipos de anúncio na internet, como anúncios em redes sociais ou no Google. Isso porque o consumidor, quando acessar seu link, terá certeza da autoridade e credibilidade da empresa no mercado digital.

4 – Poup-ups

Ah, o mais polêmico dos anúncios! Você com certeza já fechou muitos poup-ups em sites que acessou, e provavelmente se irritou com eles. Mas, se bem utilizados e na medida certa, eles podem se tornar uma ferramenta poderosa para fidelizar seus clientes e atrair novos!

A maneira ideal e mais utilizada hoje em dia é colocar uma janela de poup-up no seu próprio site, com alguma proposta interessante que chame a atenção. Essa janela pode conter um CTA (chamada para ação), que pode ser cadastrar o e-mail para receber seu newsletter, novidades da sua loja, descontos promocionais.

Esta é uma estratégia simples de anúncio na internet, mas que pode aumentar seus potenciais clientes e aumentar sua base de dados para outras estratégias, como e-mail marketing por exemplo.

O importante é fazer uma proposta interessante e chamativa, dar um motivo para que a pessoa não apenas feche o poup-up assim que ele aparecer.

Uma dica antes de criar um poup-up para anunciar no seu site é se fazer duas perguntas:

A proposta que estou fazendo no meu poup- up é interessante o suficiente para que meu cliente ceda o seu tempo realizando a ação que eu planejei? Eu clicaria em um poup-up como esse se eu estivesse no lugar do meu consumidor? Se a resposta for sim, vá em frente!

5 – Blogs

Uma forma indireta de fazer publicidade na internet são os blogs. Neste caso, não se trata de anunciar produtos ou serviços diretamente, é uma estratégia focada em construir a imagem da sua empresa, fidelizar e ganhar a confiança do seu público. É uma maneira eficiente de aproximar seu público alvo da sua marca, por meio de informações relevantes. É fundamental que o conteúdo do blog seja atrativo. Ele pode ser sobre experiências e histórias, tirar dúvidas e trazer soluções relacionadas aos produtos e serviços que você oferece.

Duas opções são as mais utilizadas atualmente, uma delas é ter um blog próprio da sua empresa. Nele serão feitos posts sobre assuntos de interesse dos seus consumidores e relacionados ao seguimento do seu negócio.

Dessa forma, o cliente teria contato e acompanharia a empresa não apenas pelo interesse nos produtos, mas também pela possibilidade de acompanhar o conteúdo que você oferece.

A outra opção é acompanhar blogs que o seu público alvo possa gostar e ter interesse em acessar, e fazer parcerias com os autores deste blog. Neste caso, seriam realizadas postagens em blogs de terceiros falando do assunto que você escolher, como por exemplo uma resenha de produtos, em troca de produtos ou pagamento em dinheiro.

6 – Digitais Influencers

Uma das mais recentes formas de anunciar na internet que está tomando um grande espaço são os Digitais Influencers. Esta estratégia consiste em pagar, com produtos ou dinheiro, alguma personalidade conhecida no meio digital que tenha influência na internet.  Essa estratégia tem o objetivo de divulgar seus produtos ou serviços para mais pessoas.

É importante ressaltar que, assim como as outras estratégias de anúncio na internet, é preciso avaliar se este tipo de publicidade tem aderência ao perfil da sua marca. Muitos quesitos devem ser analisados antes de realizar uma parceria com alguma figura pública do meio digital, para garantir a eficiência e os resultados da estratégia.

Aspectos como perfil dos seguidores, estilo de postagem, engajamento e ligação do influencer ao seu público alvo são fundamentais para obter sucesso nesse formato de anúncio.

7 – Email Marketing

Se o seu objetivo é manter uma base de dados para ter um contato frequente com seus clientes, o E-mail Marketing é um excelente formato de fazer publicidade na internet!

Esta estratégia de anúncios é ideal para fidelizar seus clientes e mantê-los informados sobre promoções, novidades, conteúdos e ofertas exclusivas. Além disso, é uma estratégia que o seu cliente permitiu, ele passou o e-mail e autorizou que você entrasse em contato por essa plataforma. Ou seja, ele está interessado em acompanhar o que você tem a dizer, e você deve aproveitar essa oportunidade da melhor maneira possível!

O E-mail Marketing é uma ótima opção para fazer seus consumidores se sentirem especiais, recebendo conteúdo exclusivo e se sentindo mais próximos da empresa, e ao mesmo tempo incentivar a continuar comprando seus serviços e produtos.

Uma coisa importante na hora de começar a fazer E-mail Marketing é cuidar para que seus e-mails não sejam enviados direto para a caixa de Spam. Para evitar esse tipo de desinteresse por parte dos consumidores, você deve preparar conteúdos relevantes, assuntos chamativos e propostas que vão causar curiosidade e interesse.

Existem programas que automatizam o serviço de envio de e-mails, o que possibilita realizar de testes e avaliar os resultados, ajudando a descobrir o que fazer e o que não fazer para agradar os seus clientes.

8 – Vídeos

Atualmente, os vídeos são o formato de conteúdo mais consumido e esse número só tende a aumentar! Os anúncios em formato de vídeo podem ser anexados a canais do YouTube por exemplo, eles aparecem antes do vídeo que o usuário escolheu ser exibido. Também é possível utilizar banners com anúncios em formato de vídeo, o que atrai ainda mais a atenção dos consumidores.

Assim como o Youtube, outras plataformas também estão se popularizando como é o caso do Vimeo e DailyMotion . Elas também possuem possibilidades de anúncios simples de configurar e com um preço acessível.

Antes de realizar anúncios em vídeos, vale lembrar que é importante avaliar em quais ocasiões essa estratégia pode ser efetiva e adequada e se ela estará alinhada ao seu objetivo. Dessa forma, você irá fazer um bom uso dessa ótima vitrine para seus produtos e serviços, e ter um excelente retorno do seu investimento.

9 – Remarketing

Se você percebe que muitos usuários acessam sua página online, mas saem do seu site sem comprar ou entrar em contato, o Remarketing é uma boa opção de anúncio na internet para você! Esta é uma estratégia fornecida pelo Google Adwords, que possibilita criar e enviar anúncios personalizados para consumidores que acessaram suas redes, mas não houve conversão, não houve um retorno.

Ele pode ser muito útil para dar aquele empurrãozinho para os clientes que estão interessados finalmente comprarem, já que conhecem a sua empresa por já terem visitado seu site anteriormente.

É importante levar em consideração que a abordagem neste tipo de anuncio deve ser cautelosa e bem pensada, pois se não, ao invés de atrair o cliente de volta, ele pode se sentir incomodado com a insistência e sua marca perderá a credibilidade.

Agora que você já sabe quais as diferentes formas de anunciar na internet, faça uma análise, veja qual estratégia se encaixa melhor nas suas propostas, recursos e objetivos, e se torne uma referência no mercado digital!

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