O que considerar ao contratar uma agência de marketing full service?

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Quais são os profissionais envolvidos no seu projeto

Quais especialistas estarão envolvidos do projeto? ou o projeto é realizado por um ou dois “faz tudo”?

Uma simples postagem nas redes sociais pode ser realizada a 7 mãos de especialistas, cada uma executando as seguintes tarefas:

  • Uma estratégia de investimento, feita por um “Especialista em estratégias de negócios com Mkt Digital”
  • Uma gestão de projetos eficiente, feita por um Gestor de Sucesso, profissional que entende a importância dos prazos, e comunica com clareza os termos de execução de cada projeto contratado, com um
  • Uma estratégia de comunicação, feita por um especialista em comunicação e marketing que definiu o objetivo da peça publicitária muitas vezes dentro de uma campanha que envolve diversos serviços.
  • Um trabalho artístico, feita por um  especialista em desenhos digitais.  que criará a peça em sintonia com sua identidade visual.
  • Um conteúdo de texto, feito por um profissional especialista em letras que comuniquem com eficiência,
  • Algorítimos,feito por um especialista em dados  que informem as grandes mídias como Google e Meta, informações importantes como quais contatos solicitaram orçamento, quais fecharam negocio, e de qual seguimento o leitor pertence, além de proporcionar segurança aos dados estratégicos da execução do projeto que só um
  • Uma distribuição inteligente de conteúdo, feita por um Gestor de trafego pago,  fazendo com que o seu conteúdo apareça para as pessoas certas, através de um profissional , que domine as complexas formas de anunciar nas midias digitais como em pesquisas do Google ou redes sociais.

* A colaboração entre especialistas em equipe proporciona um ótimo custo-benefício na execução de projetos. Os profissionais operam com confiança ao desempenhar suas respectivas tarefas especializadas, resultando em uma entrega rápida e de alta qualidade.

 

 

Quantos projetos a agência já executou?
  • Ao contratar uma agência experiente você está recebendo todo aprendizado adquirido executando extratégias de negócio de outras empresas.

Que tal contar com o legado de diversos projetos uns com grandes retornos, outros que não funcionaram bem mas que você não precisou investir um centavo para testar a eficiência?

Como a empresa gere os projetos?
  • Toda campanha de marketing é um projeto que envolve: Planejamento, execução e entrega.
  • Como essa agência gere os projetos? as entregas são subdividas em diversas etapas, e permitem o acompanhamento da execução conforme as boas práticas de Gestão de Projetos?
  • A agência tem um responsável pelos prazos do projeto? 
  • Alguem vai te cobrar se demorar para entregar um material para agência? ou você só vai saber que a agencia estava aguardando esses arquivos na data da entrega?
Quais as tecnologias a agência domina?

 

  • A agência domina tecnologias importantes para execução do projeto?
  • Qual é o custo dessas tecnologias?

 Exemplos de Tecnologias importantes com excelente custo benefício:

WordPress (Melhor performance nas buscas do google (SEO)

Google Tag Manager (Organizalçao de algoritimos que informam o comportamento do seu cliente no site para as grandes redes)

Mautic, (Campanhas de e-mail inteligentes)

Simple Mail Service da amazon (Envio de 1000 emails por $0,1 Cents)

Serviços de hospedagem de site,(Certificado de site seguro e alta performance, com Firewall e sistemas de cache)

Api do Whatsapp (Automação de comunicação com o cliente pelo whatasap)

Matrix chat (Seu proprio servidor de chat com APP para comunicação interna, para você fazer oq quiser.)

Typebot. (Robôs de atendimento)

e outras.

 

Como funciona a estrutura de atendimento da Agência?
  • A agência possui um controle de abertura de chamados eficiente? e resolve os chamados com agilidade?
  • A agência possui facilidade de acessos para marcar reuniões?
  • Explica tudo com uma linguagem clara?
  • Apresenta os resultados em gráficos com dados consolidados junto a  uma explicação clara do signifacado desses números?
A agência está preparada para acompanhar seu crescimento?

O que acontece se o seu projeto escalar com a ajuda do marketing digital?

  • A agência consegue contratar profissionais e treina-los de maneira eficiente?
  • Possui desenvolvedor de softwares para automatizar tarefas?
  • Possui serviços que embora não sejam importantes hoje, serão no futuro?
A agência te dá liberdade para fazer do seu jeito?
  • Você consegue exportar o seu site para uma outra hospedagem em caso de final de contrato?
  • Se você contratar um desinger contratado, ou um estrategista de marketing, ele pode entrar na equipe reduzindo o custo de execução?
  • Oferece programas de treinamento para gerar seu próprio conteúdo?
A agência cria o conteúdo, ou espera que o cliente entregue tudo pronto/quase pronto?
  • Algumas agências são formadas por designers experientes que criam peças publicitárias lindas, mas o conteúdo precisa ser entregue prontinho pelo cliente.
  • O conteúdo criado sem uma estratégia de comunicação pode ser um verdadeiro barato que sai caro, muita atenção neste ponto!
A agência oferece serviço de fee mensal, e se comprometem com os resultados do investimento?
  • Desconfie de agências que apenas executam e não apresentam os resultados das campanhas de marketing com uma assessoria mensal.
  • Desconfie de formulas mágicas: Fazer postagens todos os dias por exemplo
  • Desconfie de contratos focados em apenas quantidade de postagens mensais nas redes sociais, esse é um serviço com muito investimento em peças publicitárias da agência, mas a quantidade de postagem sem uma estratégia não traz retorno de investimento. Menos postagens com mais estratégias podem ser mais eficientes.
Fique atendo no PLANO ESTRATÉGICO oferecido pela agência.

Nem fazendo as “dancinhas” Sua empresa terá sucesso no investimento em marketing, só porque publica um material novo todo dia nas redes sociais, ISSO NÃO É GARANTIA DE SUCESSO, mas pode ser a garantia de muito dinheiro indo pro ralo, ao pagar pelo  o trabalho de designers e outros profissionais competentes na execução de material massivo, a agência ficará feliz mas as peças serão exibidas para poucas pessoas gerando pouco resultado, e muitas vezes sem verba para o tráfego pago, que é quando você paga para a rede social para exibir seu material para milhares de pessoas será comprometida.

  • Se você é uma empresa que presta serviços a outras empresas, você só deve aumentar seu investimento em redes sociais depois que o  seu site  estiver funcionando bem nas pesquisas do Google, a não ser que o seu produto seja um serviço que ninguém procura no Google.
  • Mas se  o seu produto cria um sentimento de comunidade e passa valores para pessoas física que te seguem, invista nas redes sociais como prioridade, mas não invista tanto na quantidade de postagens, antes de conseguir criar peças publicitárias para redes sociais que tragam resultado  real para seu negocio, investimentos com influenciadores devem ser priorizados em relação a quantidade de posts.

O mundo da automação de comunicação oferece centenas de produtos, desde distribuição de “panfletos eletrônicos” na tela do Instagram, a a aparecer estrategicamente nas pesquisas do Google, ou até colocar um QRCode com um robô de avaliação no balcão da sua loja.

Converse estrategicamente com a sua agência, e não assine contratos porque disseram que toda empresa precisa de ter um Instagram com postagens todo dia, e sim porque você tem uma estratégia para aumentar a eficiência de comunicação com seu cliente, e com possíveis clientes, como será feita essa estratégia? em que os algorítimos podem me favorecer nessa jornada? quais peças publicitárias de apoio a venda,  e treinamento de cliente eu preciso desenvolver?

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