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O Encontro de Empretecos foi realizado pelo Sebrae para que empreendedores se encontrem, renovem suas idéias, se atualizem e fiquem por dentro das tendências do empreendedorismo. E, é claro, criar aquele networking conhecendo mais empreendedores! Vale muito a pena participar!

1 – Liderança e Inovação a partir do Futuro

Abrindo o evento,  a primeira palestra sobre Liderança e Inovação a partir do Futuro foi ministrada por Rosa Alegria, pioneira em Futurismo no Brasil, atua como futurista profissional há 18 anos e é uma das três mulheres futuristas mais reconhecidas na América Latina.

 Foram abordados temas como a tendência da evolução da inteligência artificial e suas funções cada vez mais próximas às capacidades humanas. O diferencial destacado pela palestrante foi que a relação humana apresenta um afeto, uma experiência mais profunda que máquinas dificilmente conseguirão reproduzir. Diante disso, Rosa argumentou que a chave para o sucesso dentro dessa evolução do mercado digital e inteligências artificiais, é o atendimento diferenciado para proporcionar ao cliente uma experiência única.

Outro ponto importante abordado na palestra foi sobre fazer um planejamento com uma prospectiva estratégica para seu negócio, com uma visão mais futurista sobre os focos atuais, fatores determinantes e caminhos possíveis diante da necessidade de mudança com relação ao planejamento tradicional.

Por fim, Rosa Alegria reforçou que, uma vez que o futuro nos reserva surpresas que não esperamos, é imprevisível, temos que buscar sempre ter uma visão mais ampla, mais profunda e mais distante sobre o futuro. E mais importante ainda: precisamos ser versáteis e estar preparados para nos adaptar a essas mudanças e novidades que o futuro trouxer.

2 – O Jeito Brasileiro de Atender

Conduzida por Maria Flávia Bastos – professora, escritora e mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento local. Ela foi responsável pelo projeto de treinamento de atendimento das 12 mil pessoas que trabalharam com comidas e bebidas na “Copa do Mundo” no Brasil. Maria deu relatos sobre sua própria experiência com atendimentos que já recebeu, e listou alguns tipos de clientes, explicando as diferenças e dando dicas para lidar com cada um deles. Ela listou algumas técnicas de Rapport, que buscam criar uma relação de sintonia, intimidade e empatia com a outra pessoa, no caso o cliente.

Confira a lista: 

  1. Sorrir
  2. Tratar o outro pelo nome
  3. Ser otimista
  4. Ter paciência
  5. Buscar conexões
  6. Estabelecer confiança

3 – Tudo é possível quando feito com amor

Palestra realizada por Mazé Doces Artesanais, uma referência nacional que inspira outros empreendedores a trilharem o mesmo caminho. Sua trajetória de vida emocionou a todos os presentes, que a aplaudiram de pé.

Ela contou como foi árduo o processo e as dificuldades que enfrentou em seu percurso, antes de obter o sucesso com os doces que almejava desde a pré-adolescência. Listou os erros que cometeu, e o que aprendeu com eles, as vitórias que alcançou e também os riscos que correu ao se aventurar em novas propostas em busca de crescimento.

Muito inspiradora, Mazé é o próprio case de sucesso da sua empresa!

4 – Sua empresa está pronta para a era digital?

Mais direcionada ao meio digital, a penúltima palestra realizada por Igor Lopes – Colunista Tech @BandNews TV, Co-Founder @TransformaçãoDigital.com. Igor apontou a importância de o trabalho também estar ligado ao prazer e ao aprendizado para que se obtenha sucesso. Nesta palestra foi abordado o que ele chamou de “4ª Revolução Industrial”, que se refere a avanços no campo de machine learning, inteligência artificial, robótica, nuvem de dados e outros setores ligados ao meio digital e virtual. Reforçou a importância de uma evolução constante e do feedback dos clientes, o que possibilita que você faça uma autoavaliação e os ajustes necessários para prestar um serviço cada vez melhor!

Igor também deu dicas para preparar o seu negócio para o meio digital na prática, confira algumas delas:

  • Criar uma página
  • Habilitar respostas automáticas para otimizar o atendimento
  • Integrar as redes sociais para facilitar o contato
  • Gerenciar bem os anúncios para públicos específicos 
  • Produzir e alimentar as redes sociais com conteúdo de qualidade e relevante

E a moral dessa palestra foi: “Pior do que não ter uma presença online, é ter uma presença online ruim!”

5 – Marketing do Futuro

A última e mais aguardada palestra, Marketing do Futuro, com Fernando Kimura – Fundador da Academia Neuromarketing, palestrante internacional, assistido por mais de 50 mil pessoas. 1ª referência no Google como palestrante de inovação, especializado em inovação em comunicação e neuromarketing. Fundador da Academia Neuromarketing, palestrante internacional, assistido por mais de 50 mil pessoas. 1ª referência no Google como palestrante de inovação, especializado em inovação em comunicação e neuromarketing.

Fernando deu foco às razões pelas quais as pessoas compram, caracterizando o ato de consumir como uma necessidade ligada a uma afirmação de pertencimento, existência.

Kimura ligou a necessidade de comprar ao inconsciente, quando determinado elemento que fica na memória gera uma repetição e um sentimento que cria a vontade de adquirir o produto.

Ele também listou alguns motivos pelos quais as pessoas compram, uma informação muito importante que devemos levar em consideração na hora de planejar as estratégias de marketing. Confira abaixo:

  • Inclusão (Ex: WhatsApp)
  • Conquista (Ex: Comprar uma casa)
  • Emoção (Ex: Shows e festivais)
  • Necessidade (Ex: Roupas de frio)
  • Desejo: quando não há necessidade (Ex: trocar o tapete)
  • Prazer: (Ex: Comida)
  • Status: ( Ex: Iphone)
  • Inveja: (ex: Influenciadores digitais)
  • Experiência (Ex: cardápio falante no restaurante)

E aí, gostou desse post?

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