Se você tem dúvidas sobre como montar uma loja virtual, confira nesse artigo tudo o que você precisa saber para dar início às vendas online e tornar sua loja virtual um sucesso!

O que você precisa saber antes de montar uma loja virtual

O primeiro passo para saber como montar uma loja virtual é o planejamento.
Antes de colocar as idéias em prática e realizar vendas, é preciso avaliar e planejar a parte operacional, logística e administrativa.

É preciso definir, por exemplo, qual vai ser o tipo de empresa. As opções mais comuns para e-commerce são Microempresário Individual (MEI) e Simples Nacional, que inclui as opções de Empresário Individual (EI), Limitada (LTDA) e Eireli.
Não é obrigatório ter um CNPJ para realizar vendas online, mas é altamente recomendado para agregar profissionalismo ao seu negócio.

Loja Virtual

Também é fundamental planejar os custos financeiros, como por exemplo o gasto com a plataforma virtual na qual a loja será hospedada, o custo de produção dos produtos e o envio deles para os clientes.

Passo a passo para montar sua loja virtual

Agora que você já sabe como montar uma loja virtual na teoria, vamos para a prática.
Confira o passo a passo completo para criar uma loja virtual eficiente, segura e funcional.

1 – Registre um domínio:

O domínio, ou seja, a url do site da sua loja virtual, é fundamental para que as pessoas saibam onde comprar seus produtos. Por isso, ele precisa conter o nome da sua loja ou da sua marca para facilitar a identificação.

Algumas dicas importantes para escolher o seu domínio: evite links muito grandes ou utilizar caracteres especiais, para facilitar a memorização e a busca na internet; prefira links que terminem em “.com.br”, para ajudar no posicionamento do seu site na internet a âmbito nacional.
Confira um exemplo de url ideal: www.nomedasualoja.com.br

2 – Escolha um bom servidor

O servidor é o local onde você vai hospedar o seu site. Ao escolher o servidor é preciso levar em consideração alguns aspectos, como por exemplo: limite de tráfego, velocidade de armazenamento, suporte.

Dessa forma, você garante que o site da sua loja virtual será responsivo, com boa velocidade de carregamento, e consequentemente vai proporcionar uma boa experiência ao usuário.

3 – Estruture a loja virtual

A estrutura da loja virtual é muito importante para transformar o tráfego do seu site em vendas.

Todas as informações devem estar muito claras e de fácil acesso, com fontes que possibilitem uma boa leitura e um template que possibilite o usuário navegar pela loja e ver os produtos sem dificuldades.

A cor também é extremamente importante, por isso, escolha cores baseadas na identidade visual da sua empresa, e use-as a seu favor, para destacar informações importantes e chamar a atenção do seu cliente.

4 – Pagamento Online

Para realizar uma compra online, o consumidor precisa sentir confiança e segurança na loja virtual que está acessando.

Por isso, ofereça formas de pagamento seguras e variadas, e garanta um suporte eficiente ao consumidor caso haja qualquer problema durante a realização do pagamento.

Certifique-se de que o sistema de pagamento online do servidor que você escolheu não apresenta problemas e realiza corretamente as transações.

5 – Logística

Essa é uma das partes mais importantes do processo para vender online, pois é a forma como seu produto vai chegar ao cliente.

Para garantir a satisfação do cliente a parte logística é fundamental. Faça um controle de estoque eficiente e organizado, e invista em embalagens de qualidade e seguras que vão evitar que seu produto sofra danos no transporte.

Outra coisa importante é sempre manter o cadastro dos produtos atualizado, contendo fotos, valores, descrição completa e quantidade em estoque. Dessa forma, fica mais fácil controlar o estoque e o fazer controle financeiro, além de facilitar a compra para o cliente.

Ainda, é preciso avaliar e escolher a forma de envio dos produtos. As opções mais utilizadas são transportadoras terceirizadas, ou o envio por delivery através de plataformas digitais. O importante é que o envio seja feito de forma segura, rápida e eficiente, sem danificar o produto.

Marketing e Divulgação

Por fim, mas não menos importante, chegou a hora de todos saberem que você tem uma loja virtual!
Existem diversas maneiras de divulgar sua loja virtual, com ferramentas pagas e gratuitas, que vão ajudar a realizar vendas.

Alguns exemplos de divulgação são as redes sociais, o Email Marketing e a Mídia Paga. A melhor estratégia vai depender do ramo da sua empresa, do seu público alvo e de quais produtos sua loja virtual vai comercializar.

Se quiser ajuda para divulgar sua loja virtual e alavancar suas vendas na internet, fale com a Casanova!

Vamos definir juntos a melhor estratégia para o seu negócio!

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